intFAF (4 de 10)
intFAF (6 de 10)
intFAF (10 de 10)
intFAF (1 de 10)



Mococa, SP

DO GRÃO À XÍCARA
POR FELIPE CROCE 

 

Entre algumas das fazendas brasileiras produtoras de café escolhemos para visitar a Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF) que foi criada em 1850 e atualmente é administrada pela terceira geração de seus fundadores. Localizada no município de Mococa na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, a FAF conta com uma área de 1.000 hectares, com altitudes que variam entre 800 e 1.100 metros, sendo uma das melhores regiões do mundo para o cultivo do café do tipo Arábica. A FAF tem como produto principal o café natural, que é uma variação do café orgânico, cultivado seguindo os princípios da sustentabilidade ecológica, social e econômica. O objetivo desta administração é fazer da FAF uma fazenda modelo. Mostrar como uma propriedade rural pode ser produtiva e lucrativa, ao mesmo tempo em que promove um ambiente de vida mais feliz, por meio da utilização correta dos recursos naturais.

 

*GRUPO PRIVADO

DATA: sob consulta.

LOCAL: Mococa, MG.

NOITES: 2 noites.

 

ROTEIRO

  • Acomodação em fazenda familiar.
  • Acompanhamento de Felipe Croce.
  • Entender de perto o café reconhecido pelo Prêmio da SCAA (Specialty Coffee Association of America) de sustentabilidade e por  lugares de renome como Alinea, Noma, Maemo, Tim Wendelboe, Blue Bottle,  Seven Seeds, entre muitas outras cafeterias e restaurantes de altíssimo nível espalhados pelo globo.
  • Conhecer desde o trabalho na lavoura, passando pelo beneficiamento do grão, o estudo do terroir, das variedades, avaliação sensorial, torra, além do aprendizado das várias formas de preparo do café.
  • Visita de carro ou caminhada até as fazendas vizinhas: Fazenda Morro Azul e Fazenda Santo Antônio da Agua Limpa para degustação de cachaça e bate papo com João Neto.
  • Alimentação orgânica toda produzida na fazenda.


Vivências Relacionadas
Brasil , Café , Degustação , Expedição , Grupo privado , Orgânico

Entre em contato