int_MG_3396
int_MG_3360
int_MG_3573
int_MG_4177



Ilhéus e região, BA

DO CACAU AO CHOCOLATE
POR JULIANA MOTTER

 

Por muitos anos, o Brasil foi o maior exportador de cacau do mundo – um privilégio para poucos, já que o fruto só se desenvolve em uma diminuta faixa equatoriana. Nossa tradição, no entanto, sempre foi a produção de um cacau para uso industrial de baixa qualidade. Em 1989, um fungo conhecido como a vassoura de bruxa devastou rapidamente os cacauais, o que acabou por rebaixar o Brasil a importador de cacau. Impedidos de produzir quantidades, os fazendeiros do sul da Bahia começaram a investir em qualidade. De olho no mercado gourmet, os produtores de cacau tem se dedicado ao cultivo de um cacau mais selecionado, com características aromáticas únicas, devido a cuidadosos processos de manejo do fruto – diz Juliana Motter.

 

*GRUPOS PRIVADOS

DATA: sob consulta.

LOCAL: Ilhéus e região, BA.

NOITES: 4 noites.

 

ROTEIRO

  • Degustações e Oficinas.
  • Acompanhamento da doceira Juliana Motter.
  • Acompanhar cada etapa do processo produtivo: plantio, colheita, classificação, fermentação, secagem, torra e finalmente a produção de um chocolate nacional bastante diferenciado.
  • Jantar com um grupo seleto de produtores de cacau premiados internacionalmente e pessoas engajadas no movimento do cacau gourmet.
  • Visitar à fazenda de João Tavares, conhecida e premiada internacionalmente pela sua tecnologia na pós-colheita com o Cocoa Excellence.
  • Degustação de todos os tipos de cacau produzidos na região para entender as peculiaridades de cada um.
  • Degustação e oficina de chocolate e brigadeiros na Fazenda Provisão, uma das mais tradicionais construções coloniais da região.


Vivências Relacionadas
Brasil , Cacau , Chocolate , Degustação , Expedição , Grupo privado

Entre em contato