Ingredientes:
-2 xíc de grão de bico cozido

-6 tomates médios

-1 pedaço de gengibre de aprox 5cm

-5 dentes de alho

-1 pimenta verde , sem sementes

-1 cc de suco de limão

-2cc de óleo de girassol

-1 xíc de cebola vermelha

-1cc de cuminho

-1/2 cc de cúrcuma

-1/4 cc de pimenta caiena

-uma pitada de assafétida

-2cc de Garam Massala (link)

-1/2 cc de sal

-1/2 cc de açucar mascavo

-1 1/2  a 2 1/2 xíc de água

-1/2 xíc de coentro para finalizar

-1/4 xíc de cebola  roxa para finalizar

-1 a 2 cc de suco de limão para finalizar

 

Modo de fazer:
1. Em um liquidificador, junte 1/2 xíc de grão de bico, tomates, gengibre, alho, pimenta verde, o suco de limão e bata até ficar cremoso. Reserve.

2. Aqueça o óleo em uma panela para molho .  Adicione a cebola e cozinhe por 7 ou 8 min até ficar transparente. Acrescente o cuminho, açafrão, caena, assafetida, e garan massala. Mexa bem e cozinhe por 1 min.

3.Adicione a mistura de tomate e grão de bico. Cozinhe parcialmente coberto por 15min, mexa uma vez na metade da cocção, acrescentando um pouco de água se necessário para descolar o preparo do fundo da panela com a espátula. Reduza o fogo e continue cozinhando até que a mistura seque e comece a grudar na lateral da panela, 10 a 15 min. Os tomates e especiarias irão começar a cheirar assados.

4.Acrescente o grão de bico , sal, açucar e mexa bem. Acrescente 2 1/2 copos de água. Cubra e cozinhe por 30 ou 40 min  em fogo baixo. Experimente, e ajuste o sal e as especiarias. Continue cozinhando até que o grão de bico esteja macio e possa ser facilmente amassado, ou até a consistência que desejar. Amasse alguns grãos. Finalize com coentro, cebolas picadas, suco de limão, sirva quente.




Curry de grão de bico

A India sempre me fascinou, as cores, os aromas, os rituais, os conhecimentos milenares. Quando fui apresentada a ayurdeda, senti  familiaridade imediatamente e o desejo de aprender. A filosofia e o conhecimento dos alimentos e das especiarias são instigantes. Tenho certeza que acrescentar pratos com especiarias no seu dia a dia, tornarão a sua vida mais feliz. Essa receita é deliciosa, cremosa, intensa e confortante, assim como a maioria das receitas de Richa Hingle , no livro Vegan Richa´s Indian Kitchen. Ame e desfrute!



Viagens Relacionadas
Receitas, Ayurveda , Especiarias , Principais

Entre em Contato