BABA GANOUSH

* 3 beringelas médias

* 1/4 xíc de tahine

*Suco de 1 limão

*4 dentes de alho descascados e picados

*6 folhas de salsinha picadas

*2 CS de azeite extra virgem

*1cc de sal

*1cc de páprica defumada

*1/2 cc de pimenta chili em pó

*1/4 cc de cuminho em pó

 

MODO DE FAZER:

1-Espete as berinjelas com um garfo em diversos lugares, para que o vapor possa sair. Coloque uma beringela de cada vez na chama do fogão, em fogo alto. Gire a beringela por todos os lados, algumas vezes, usando um pegador de cozinha , até que a pele fique bem tostada e preta e a beringela esteja bem macia, 10 a 15 min. Transfira para um saco plástico e reserve por pelo menos 10 min, isso facilitara a remoção da pele. Repita o mesmo processo com todas as berinjelas.

 

2-Quando as berijelas estiverem frias o suficiente para pegar, cuidadosamente retire a pele, use água fria para mergulhar seus dedos entre um movimento e outro, auxiliando para não queimar as mãos.

 

3- Coloque as berinjelas no processador de alimentos,  adicione o tahine, o suco de limão, o alho, a salsinha, o óleo, o sal, a páprika, a pimenta, o cuminho e pulse até que a textura fique macia, mas não totalmente cremosa. Prove para acertar as especiarias. ( O babaganoush dura cinco dias se bem coberto no refrigerdor.

 

4- Sirva em um recipiente, regue com azeite.

 

 

 

 




Baba Ganoush

Quando é temporada de beringela , dá beringela até não poder mais, é uma espécie que por aqui tem se mostrado muito generosa.    A época de plantio são os meses mais quentes, verão, primavera e outono, e a colheita inicia depois de 90 a 110 dias da data que foram semedas.  São em média 15 frutos por planta!

Viver no campo me ensina não só a  perceber a sazonalidade, mas a compreender melhor o sentido de abundância. Essa receita de baga ganoush é do chef Tal Romen, as berinjelas são tostadas na boca do fogão até ficarem bem macias, isso garatante o toque especial, defumado a receita.



Viagens Relacionadas
Receitas, Bocados

Entre em Contato