Quem Somos

JORNADA POR MEIO DOS ALIMENTOS

 

Fundei a Gouté em 2008 unindo chefes, produtores  e comensais em jornadas de conhecimento e experimentação dos alimentos em seu ciclo completo da terra ao prato, durante dez anos tive a sorte de aprender ao lado de pessoas como Juliana Motter – do cacau ao chocolate, Alexandra Corvo -da uva ao vinho, Felipe Crocce- do grão à xícara, Helena Rizzo- da agrofloresta ao fogão à lenha. As viagens gastronômicas me possibilitaram descobrir novos sabores e a perceber os resultados dos alimentos a partir de suas diversas formas de manejo e plantio. No mesmo período, ao lado de meu companheiro, montanhista, pude perceber caminhando por terrenos inóspitos, o planeta Terra. Até então minha percepção de ecossistema era teórica, as viagens de expedição me trouxeram a  percepção da interconexão entre tudo que é vivo, assim os próximos passos só poderiam ser a favor da ecologia interna e externa, assuntos que estão também relacionados no ayurveda, a filosofia a qual venho dedicando meus estudos. Em 2016 nos mudamos então de São Paulo para a Serra da Bocaina, com o objetivo de viver uma vida mais integrada . A preservação da floresta,  a agricultura natural , o ayurveda,  o veganismo, e a gastronomia à base de plantas e fungus se tornaram parte de nosso estilo de vida. Na Gouté compartilho experiências que seguem os mesmos caminhos.

 

 

GOUTÉ –  GASTRONOMIA CONSCIENTE

 

Dani Hispagnol pratica e promove a  Gastronomia Consciente dentro de uma relação intimista com os alimentos em seu ciclo completo da terra ao prato, considerando suas origens, características , formas de plantio , modos de preparos,  e os impactos gerados na saúde integral.  Suas jornadas por meio dos alimentos resultaram em sua transformação pessoal, e assim no trabalho que oferece ao público.

 

RECEITAS, EXPERIÊNCIAS PRESENCIAIS E ONLINE, COLUNAS GASTRONÔMICAS

 

As Receitas são fruto de uma trajetória de experimentação, entre a cozinha tradicional e a vegana, entre o caminhar por territórios e o colher o próprio alimento, entre o resgate dos clássicos e a liberdade de expressão, entre os saberes ancestrais ayurvédicos e a pura investigação dos alimentos da floresta. O resultado são Receitas à base de plantas elaboradas com técnicas tradicionais de cozinha, que alimentam não só os sentidos, mas purificam o corpo, apaziguam a mente , nutrem o solo e a alma.  Em sua cozinha e horta na Serra da Bocaina, Dani compartilha suas receitas, suas colheitas e dicas ecológicas para saúde ambiental, social e pessoal,  com bases nos estudos e práticas diárias da culinária vegana, do ayurveda, do yoga e da agricultura regenerativa. Conteúdos da gastronomia consciente enquanto estilo de vida são oferecidas de forma gratuita , assim como cursos pagos específicos.

 

As Experiências Presenciais deram origem a Gouté. Em 2008 Dani criou a agência com intuito de reaproximar o ser humano dos alimentos por meio de viagens gastronômicas, reunindo chefes, produtores de alimentos, e comensais. Do Cacau ao Chocolate, Do Grão a Xícara, Da Uva ao Vinho, Da Agrofloresta ao Fogão a Lenha foram algumas de suas cocriações ao lado de especialistas como Juliana Motter, Alexadra Corvo, Felipe Crocce, Helena Rizzo, entre outras rotas e agendas personalizadas. Durante dez anos as viagens gastronômicas, de expedição e de estudos ayurvédicos , a levaram a enxergar a gastronomia de uma forma mais ampla .  As viagens gastronômicas  contribuíram para aumentar o repertório de sabores e a noção de ciclo, as de estudos ayurvédicos ampliaram seu conhecimento em relação a interconexão dos alimentos e a fisiologia humana, e as de expedição lhe  trouxeram o olhar para os impactos que nossas escolhas geram no ecossistema como um todo. Desde 2016 o tema agroecologia, veganismo, ayurveda  e yoga tornaram se parte integral do estilo e vida de Dani, e assim passaram a fazer parte do portfólio da Gouté, sendo hoje o foco da empresa.  Dani transformou sua saúde e estilo de vida por meio dos alimentos,  e compartilha experiências presenciais na Serra da Bocaina, onde vive hoje. ( pausadas até que a pandemia acabe). As Experiências Presenciais com o mesmo perfil oferecidas e operadas por parceiros se mantém disponíveis no site, assim como os contatos diretos de cada fornecedor, respeitando a liberdade de escolha de todos indivíduos. A Gouté divulga desde 2016 experiências alinhadas com o conceito da Gastronomia Consciente.

 

As Experiências Online são uma adaptação das experiências individuais presenciais, que surgiram a partir da necessidade de um grupo de  pessoas do universo gastronômicos interessados em repensar suas formas de alimentação e de estilo de vida, assim como um grupo de praticantes da terapia alimentar interessados em receitas saborosas. Durante alguns anos Dani ofereceu consultorias na casa de clientes, ensinando praticas de estilo saudável que incluíam aulas de yoga, culinária e rotinas diárias.  Hoje as práticas são oferecidas de forma virtual e atendem também um conjunto de pessoas interessadas em conhecer a vida no campo, as formas de plantios regenerativos e os processos envolvidos na transição da vida na cidade para o campo. Ferramentas de Autoconhecimento,  Reflexões sobre Escolhas e Impactos,  Receitas de Saúde são compartilhadas em diversos formatos. Workshops, Encontros Semanais, Individuais ou em Grupo são oferecidos online com o intuito de auxiliar indivíduos no processo de transformação por meio dos alimentos.

 

 

As Colunas Gastronômicas Gouté na revista Top Magazine Destinos, refletem um pouco das caminhadas por territórios diversos em busca do sabor, da origem, da cultura, das formas de produção, das diferentes geografias e dos comportamentos humanos em torno das alimentos. Dani viajou da Patagônia ao Alasca, por vales escondidos, se hospedando nos melhores hotéis e também em barracas,  caminahando por meses, por centenas de quilômetros em lugares inóspitos ao lado de seu companheiro montanhista. Visitou ao longo de sua trajetória os clássicos europeus, as cozinhas das roças brasileiras, e estudou a cozinha ancestral na India,  viveu na Califórnia onde se formou em culinária, e teve a Espanha como parte de sua trajetória como restauranteur. A partir de uma jornada de investigação gastronômica da terra ao prato, e de uma transformação de vida, a cozinha à base de plantas torna se parte de uma rotina de experimentação em seu dia a dia . Nos últimos anos então, as colunas Gouté são focadas na culinária contemporânea vegana apresentada por chefes em diversos destinos, ou nas culturas ancestrais culinárias  que preservam a integração e o respeito a natureza.

 

DANI HISPAGNOL 

Dani Hispagnol fundou a Gouté em 2008 com o objetivo de criar experiências que reaproximam e transformam a relação do ser humano com os alimentos , suas experiências profissionais  anteriores como restauranter ( Toro Restaraurante) e executiva ( Leading Hotels of the World), contribuiram para construção da agência. Dani é colunista mensal da revista Top Destinos e se dedica a desenvolver a Gastronomia Consciente, com ingredientes da sua horta e floresta, ao estudo dos alimentos e do ser humano, e à compreensão dos impactos que nossas escolhas podem causar na saúde ambiental, social e pessoal. A Gastronomia Vegana , o Ayurveda, o Yoga e a Agroecologia estão presentes em seus estudos, em seu estilo de vida e nas experiências que oferece ao público. Estudou Gastronomia e Hotelaria HRCM em Santa Barbara, CA, Yoga na PYS, Ayurveda na India Ayurveda Academy em Pune e na Kerala Ayurveda, no Brasil na Brahma Vidyala e Mandhava, segue aprofundando estudos  em Ayurveda de acordo Samhitas pela escola Vida Veda. As formas de plantio regenerativo são seus interesses mais recentes, visando não só o autosustento, mas a possiblidade de uma tranformação social coletiva a favor do equilíbrio ecológico.