Quem Somos

A GOUTÉ

 

Dani Hispagnol pratica e promove a Gastronomia Consciente, dentro de uma relação intimista com os ingredientes em seu ciclo completo da terra ao prato, compreendendo suas formas de plantio, os modos de preparo, e os impactos gerados a partir de nossas escolhas na saúde integral.

 

 

JORNADA POR MEIO DOS ALIMENTOS

 

 

A relação com os alimentos permeiam minha história. Meu pai por amar a natureza me influenciou, minha mãe por amar as mesas fartas e bem montadas, me infuenciou. Colher milho ao lado do meu pai, cheiro de bolo quente na cozinha da minha, até que presenciei abates de animais na roça que fazia parte de minha vida. Desde então, na adolescência, passei a colecionar pastas de artigos relacionados a gastronomia natural, mamíferos e aves não faziam parte da minha dieta. Parti para Califórnia aos 18 anos, em busca de um tempo para reflexão, e de um estilo de vida saudável,  integrado com a natureza. Ali me encantei com uma escola de gastronomia e hotelaria que nesse período era inexistente no Brasil, os aprendizados me traziam a idéia de liberdade de criação e trânsito pelo mundo.

 

Já de volta ao Brasil, trabalhei para uma associação mundial de hotéis de luxo, onde entendi o significado do serviço de excelência e hospitalidade.  Aos 24 anos topei o desafio de encarar a gastronomia de frente, construi um restaurante espanhol, que acabou ganhando uma dimensão maior do que eu esperava, os pratos eram em sua maioria à base de peixes e frutos do mar. Ganhei prêmios e fiz viagens, para Espanha em especial, logo passei a escrever agendas gastronômicas  informais para amigos, o que mais tarde se tornam os moleskines  da Gouté, serviço de consultoria que atendia viajantes interessados na boa gastronomia.

 

Ao longo dos anos criei e experimentei rotas gastronômicas da terra ao prato, ao lado de especialistas que contribuiram para ampliar meu olhar sobre o ciclo dos alimentos – do cacau ao chocolate com Juliana Motter, da uva ao vinho com Alexandra Corvo, do grão à xícara com Felipe Crocce, da agrofloresta ao fogão à lenha, com Helena Rizzo entre outros. As viagens não só me ensinaram a apreciar sabores especiais, mas a preceber a importância dos processos de produção. No mesmo período  já inciava meus estudos em ayurveda , a medicina indiana que estuda a fisiologia humana, a natureza e suas interconexões. Os estudos e prática tornaram se parte do meu dia a dia , e na India continuei meus estudos, entre Mumbai, Kerala, Rishkesh, Varanasi, Pukshar e Kumaun.  Ganhei clareza a cerca dos alimentos, enxergando os como fortes agentes de tranformação.

 

Associar as viagens gastronômicas a lugares inóspitos ,  observando a natureza pelas lentes do meu companheiro, montanhista, me impactaram de forma profunda. Caminhadas infinitas e paisagens arrebatadoras entre Peru, Patagônia, Alaska, Uruguai, Equador, me mostraram uma nova perspectiva sobre mim mesma e sobre o todo, o ecossistema interno e externo passam a ser assim melhores percebidos. Em 2016 , quando completei 40 anos, trocamos São Paulo pela  Serra da Bocaina, meu parceiro  com sua consciência ecológica, social,  política e cultural, me ajuda a enxergar ainda mais a gastronomia para muito além do prato, o veganismo passa então a ser parte de nossas vidas.

 

A preservação da floresta, a horta agroecológica, a cozinha à base de plantas e fungus, o ayurveda, e o veganismo, estão presentes em meu estilo de vida e nas experiências que ofereço ao público , meu trabalho é um reflexo de minha realidade, que acontece naturalmente.  Acredito que a transformação pelos alimentos pode nos levar não só a uma mudança individual , mas coletiva, possibilitando um futuro mais saudável, amoroso, empático, solidário e de maior harmonia com a natureza, onde todos os seres humanos , seres não humanos e o planeta possam ser considerados e respeitados de forma mais igualitária.

 

 

DANI HISPAGNOL 

Dani Hispagnol fundou a Gouté em 2008 com o objetivo de criar experiências que reaproximam e transformam a relação do ser humano com os alimentos , suas experiências profissionais  anteriores como restauranter ( Toro) e executiva ( Leading Hotels of the World), contribuiram para construção da agência. Dani é colunista mensal da revista Top Destinos e se dedica a desenvolver a Gastronomia Consciente, com ingredientes da sua horta e floresta, ao estudo dos alimentos e do ser humano, e à compreensão dos impactos que nossas escolhas podem causar na saúde ambiental, social e pessoal. A Gastronomia Vegana , o Ayurveda, o Yoga e a Agroecologia estão presentes em seus estudos, em seu estilo de vida e nas experiências que oferece ao público. Estudou Gastronomia e Hotelaria HRCM em Santa Barbara, CA, Yoga na PYS, Ayurveda na India Ayurveda Academy em Pune e na Kerala Ayurveda, no Brasil na Brahma Vidyala e Mandhava, segue aprofundando estudos  em Ayurveda de acordo Samhitas pela escola Vida Veda.